خرید قالب وردپرس قالب وردپرس افزونه وردپرس

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1517436085023{padding-top: 30px !important;padding-bottom: 65px !important;}”]

Projeto Fome e Sede de Amor   

Contexto : Certa vez o Guardião Fernando Bacelar foi ministrar uma palestra para os colaboradores no Cais de um bairro carente, quando estava seguindo para a sala onde seria a palestra passou na recepção onde se deparou com a seguinte cena:

    Uma mãe carregava seu bebê de aproximadamente 10 meses no colo, o bebê tinha acabado de fazer cocô e então a mãe disse: “ E agora meu filho, como a mamãe vai fazer, só tem esta fralda.” Aquela cena impactou o coração do Fernando Bacelar e ao terminar a palestra prometeu para a coordenadora do Cais que voltaria naquele bairro para desenvolver algum projeto com aquelas famílias tão carentes de necessidades básicas e principalmente de amor e então surge o projeto Fome e Sede de Amor.

Após o término da palestra a coordenadora pontuou os diversos problemas daquela comunidade, tais como: Falta de materiais e medicamentos no Cais, índice de violência muito alto, crianças sem estrutura familiar, adolescentes e jovens usuários de drogas e envolvidos no tráfico, mães solteiras em estado de calamidade com seus filhos, ou seja, uma comunidade totalmente em situação de vulnerabilidade tanto das necessidades básicas quanto das necessidades afetivas.

Justificativa: A associação Guardiões do Amor Maior já desenvolvia uma ação de atendimento às famílias carentes com alimentos, roupas e apoio espiritual, porém, era algo feito de forma aleatória de acordo que surgia às necessidades a equipe se organizava para atender as demandas.  Diante da realidade desta comunidade carente e o trabalho que já vinha sendo desenvolvido informalmente, os membros da Associação Guardiões do Amor Maior propôs oficializar o Projeto Fome e Sede de Amor e assim atribuir o trabalho que era feito de forma aleatória dentro de um projeto estruturado e organizado com perspectiva de um trabalho contínuo na comunidade.

     A associação (G.A.M.) viu a possibilidade de viabilizar os recursos e as pessoas para desenvolver este trabalho, sendo uma ponte entre as pessoas que querem fazer o bem e as pessoas que precisam de ajuda, uma ponte que poderia levar estas famílias carentes para um lugar diferente, isto é, elas permanecem no mesmo lugar, mas com suas atitudes tornam este lugar diferente. Os guardiões do Amor Maior tem como objetivo, através desta ponte que está sendo construída, levar ferramentas que contribua para esta transformação na vida e no espaço onde essas pessoas em situação de vulnerabilidade vivem.

Objetivo 01: O que fazer ? O primeiro objetivo é fazer estas famílias se sentirem amadas, a associação ( G. A. M.) acredita que a via mais eficaz para a transformação é o AMOR, e que quando este AMOR MAIOR alcança um “coração” a continuidade do trabalho se torna muito mais produtiva e assertiva, sendo assim, promovemos uma primeira ação na comunidade com entretenimentos como: capoeira, dança, música, brinquedos para as crianças , pipoca, algodão-doce, refrigerantes e lanches.  O momento chave desta primeira ação é no final, onde há uma palestra sobre o AMOR, mostrando que o AMOR é a ponte que nos leva para um lugar diferente e melhor.

Objetivo 02: Como dar continuidade ?
No dia da ação de sensibilização a equipe dos Guardiões faz um cadastramento das famílias que foram assistidas, estas famílias são visitadas pelos Guardiões num segundo momento e consequentemente abre-se as inscrições para àquelas que querem continuar o caminho para se tornar também um multiplicador do AMOR, isto é, se tornar um Guardião (a) do Amor Maior.

    Quais as vantagens que esta família tem ?

     Os guardiões acionam os voluntários profissionais de diversas áreas, tais como: Professores de Inglês, professores de instrumentos musicais, Professores de Capoeira entre outros. De cada modalidade são recrutados quatro professores voluntários, sendo assim, a comunidade é assistida durante todo o mês uma vez por semana naquela modalidade.  Cada professor presta seu serviço uma vez ao mês, numa determinada semana, na modalidade específica os professores comunicam entre si e ainda participam de uma reunião mensal para avaliar o andamento das turmas.

Como conseguir os equipamentos para estas aulas ?

  A intenção é que a equipe de Planejamento Estratégico do Pilar Amor Sustentável juntamente com os voluntários busquem formas e meios para conseguir o que for preciso para o andamento do projeto, seja fazendo parcerias com instituições privadas ou públicas e/ou através de doações.

Qual o espaço acontecerá estas aulas ?

 O objetivo é fazer parcerias com CIMEI’S, Cais, ou até mesmo espaços inutilizados na comunidade para criar-se uma célula do amor na comunidade.

  Público Alvo

  O público alvo é a família carente das necessidades básicas e principalmente de amor. Se por exemplo um pai quiser se inscrever numa das atividades que iremos oferecer não tem problema algum,  até porque ele é parte de um dos pilares da família.  Então os público alvo será num contexto familiar: Pais, mães e filhos e avós.

  Cronograma

Ação de sensibilização e cadastramento das famílias_____ _____1 ª Etapa
Visita nas famílias ______________________ ______ 2 ª Etapa

   Inscrições para as modalidades ______________________3 ª Etapa

   Formação Amor Maior___________________________4ª Etapa

   Multiplicação da Célula Amor Maior___________________5 ª Etapa

  .
RECURSOS: Quanto é necessário para a realização do projeto – em recursos materiais, humanos e financeiros ? Quais serão os parceiros envolvidos ?

  • Em relação aos recursos materiais é importante envolver a comunidade no projeto, seja pequenos empresários ou até mesmo os próprios moradores. Quanto mais próximo o voluntário for da “comunidade” melhores serão os resultados.
  • Em relação aos recursos humanos – Todo trabalho é voluntário não há custo nenhum para esta mão de obra.
  • Em relação ao financeiro – As ações não tem fins lucrativos, porém todas as ações geram despesas, os recursos são levantados pelos próprios guardiões com campanhas de doações e até mesmo eventos destinas à uma obra específica.

  Área de atuação:  A área de atuação vai depender de quais profissionais voluntários se colocarão a disposição para aquele local de atuação, mas previamente são as seguinte áreas: meio ambiente, educação, cultura, saúde, assistência social, lazer, defesa de direitos, cidadania.

Pontos importantes para o Voluntário
do Fome e Sede de Amor:

• aprender a conviver com a diferença;
• aprender a comunicar;
• aprender a interagir;
• aprender a decidir em grupo;
• aprender a zelar pela saúde;
• aprender a cuidar do ambiente;
• aprender a valorizar o saber social.

Ação

 O trabalho do projeto Fome e Sede de Amor, além dos benefícios que traz a comunidade, promove a cultura do voluntariado, envolvendo famílias e voluntários em discussões político-sociais, de cidadania, saúde, habitação, artes, lazer, etc. A partir da análise, diagnóstico e planejamento das ações, os guardiões envolvidos tornam-se parte de um projeto que beneficiará toda uma comunidade, em pequenas ou grandes ações, com responsabilidade, criticidade, autonomia, favorecendo diretamente o desenvolvimento das inteligências interpessoais e intrapessoais, essenciais na formação de cidadãos conscientes.

 

      Premissas – Fome e Sede de Amor

 Nossa missão: Atrair e transformar vidas através da Evangelização, por métodos e vivências que se assemelham ao caráter de Jesus Cristo.

Nossos Valores: Acolher, Respeitar e Amar

  Todo o trabalho desenvolvido tem como referência os ensinamentos de Jesus Cristo, Jesus Cristo é a referência de AMOR que buscamos praticar para a transformação pessoal e do mundo.   O nome do projeto Fome e Sede de Amor se refere à passagem bíblica de Mateus, capítulo 25, versículo 35 –quando Jesus diz:
Porque tive fome, e destes-me de comer, tive sede, e destes-me de beber.

Acreditamos que muita além da fome e sede física o mundo está com fome e sede de AMOR e como guardiões do Amor Maior nos colocamos a serviço para saciar esta fome e sede de amor, da melhor forma que existe, AMANDO.[/vc_column_text][vc_btn title=”Quero Participar” style=”outline” color=”black” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Fguardioesdoamormaior.com.br%2Fblog%2F|||” css=”.vc_custom_1517436180902{padding-bottom: 55px !important;}”][/vc_column][/vc_row]

X